ÁREAS DE ATUAÇÃO

QAP para GOVERNANÇA, COMPLIANCE e MITIGAÇÃO de RISCOS

Nosso papel é dar a você domínio completo sobre sua operação, riscos e custos com transparência para um crescimento estruturado do negócio, protegendo sua empresa de ameaças de auditorias externas, órgãos regulatórios e da concorrência.
  • Desenho e Implantação de Modelos de Gestão
  • Definição e desenho da Cadeia de Valor
  • Implementação de comitês diretivos e de gestão
  • Facilitação e gestão de conflitos em reuniões e comitês
  • Desdobramento das Metas Estratégicas para Áreas e equipes operacionais.
  • Construção de Planejamentos e Planos de Projetos eficientes e que atendendo aos requisitos e deadlines estratégicos.
  • Organização e Modelo de Gestão de Portfólio de Projetos e Processos
  • Definição e Liderança na Implantação de planos de ação de melhorias.
  • Implantação de Matriz e controles de riscos para auditoria.
  • Construção de Planos de Contingência, BIA (Análise de Impacto no Negócio) e Recuperação de Desastres
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos à governança, gestão de riscos, ativação de comitês de decisão, operação e perfil comportamental.

QAP para PLANEJAMENTO, GESTÃO DA QUALIDADE e PRÉ-AUDITORIA ISO 9001:2015


Criamos dentro da Empresa, o ambiente ideal em processos para Certificação ISO, e para que seu cliente ou usuário possa ter a melhor experiência (CX e UX) na relação com a sua empresa, produtos e serviços.

  • Adequação do ambiente organizacional e preparação de processos e procedimentos para fins de Certificação ISO 9001:2015 (Contexto, Liderança, Gestão, Projetos, Processos, informações documentadas, controles)
  • Pré-auditoria ISO 9001:2015 para preparar o ambiente, processos e documentação para uma futura certificação.
  • Construção e verificação de Check-list ISO 9001:2015 para se antecipar à Auditoria de Certificação na identificação de gaps.
  • Análise e construção de Painel de Controle da Qualidade a partir de desvios.
  • Construir e implantar Políticas, Processos de Negócio, Operacionais e sistêmicos.
  • Construção de Manual da Qualidade, padronizações e Matriz Mestre dos Documentos
  • Definição de documentos padrões para facilitar análises comparativas de eficiência e qualidade.

QAP para TECNOLOGIA E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Para que as áreas de Tecnologia e Segurança da Informação possam cuidar da segurança lógica da empresa, é preciso que a própria área de TI & SI tenha controles estruturados e processos de segurança monitorados. Além disto, TI & SI devem estar mais próximos e integrados à empresa com foco no estado da arte em negócios e atendimento às expectativas dos clientes internos e externos. 

  • Construção de políticas internas de segurança de T.I. e S.I.
  • Implementação de Áreas e processos de Gestão de Incidente e de Problemas, de Suporte à Negócios, de Controles de Acessos dentre outras
  • Documentação de processos e rotinas sistêmicas (AS IS)
  • Otimização dos processos de T.I. e S.I. (TO BE)
  • Descrição de rotinas sistêmicas na produção
  • Redução de índices de riscos e de pontos de auditoria com construção de Matriz de Segmentação de Função (Matriz S.o.D.) dos sistemas instalados junto as áreas funcionais usuárias.
  • Revisão e ajustes na arquitetura de processos sistêmicos de e-commerce para agilizar e melhorar a experiência do usuário e jornada do cliente.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos à gestão de TI & SI, operação de TI & SI e perfil comportamental de TI & SI.

QAP para RECURSOS HUMANOS e DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL


Responsável pelo modelo de gestão corporativa que garante a integração de todas as áreas da empresa, o RH ou DO precisa de um Plano Diretor que alinhe os papéis e responsabilidades de todas as Áreas, cargos e funções e que torne esta Área em uma área estratégica para o negócio. Nesse caso, podemos contribuir para a construção de um Plano simples, objetivo e eficaz para toda a Empresa

  • Definição e implantação de áreas com a definição estratégica do papel da área e recursos necessários para o momento atual.
  • Definição e Liderança de projetos de Implantação de Plano Diretor de RH.
  • Implantação de Estrutura e Processos da Área de Desenvolvimento Organizacional.
  • Criação das políticas institucionais e corporativas.
  • Alinhamento de papéis e responsabilidades.
  • Análise de segmentação de função x estrutura organizacional.
  • Documentação de Processos identificando os riscos atuais (AS IS).
  • Melhoria de processos, transformação cultural.
  • Treinamentos: comportamental, técnico e operacional.
  • Outsourcing da gestão e controle do portifólio de projetos & processos.
  • implementação de planos de ação para melhoria dos resultados da pesquisa de clima organizacional.
  • Implementação de Comitês de Decisão e Métodos de Trabalho.
  • Implantação de estrutura funcional para áreas de gestão de projetos e gestão de processos para otimização dos fluxos de informação na Empresa.
  • Revisão e ajustes de papéis e responsabilidades funcionais.

QAP para ÁREA FINANCEIRA e de COBRANÇA


O olhar crítico com foco em riscos pode reorganizar seus processos financeiros e de cobrança, com o objetivo de reduzir picos de trabalho na sua rotina financeira e facilitar o processo de cobrança reduzindo as perdas financeiras.

  • Liderança de projetos de implantação e ERP alinhando e ajustando os processos operacionais às funcionalidades de sistemas para futuro visando controlar e gerenciar os gaps operacionais e sistêmicos.
  • Redução no índice de reclamações de clientes internos no fechamento de contratos comerciais.
  • Redução no retrabalho interno e custos operacionais das rotinas financeiras.
  • Otimização de sistemas de gestão financeira a partir da otimização dos processos financeiros e régua de cobrança gerando antecipação de receita e distribuindo melhor o fluxo de caixa.
  • Redução de pontos de auditoria em relação aos controles financeiros.
  • Redução de prazos para geração de boletos e faturas de cobrança visando a antecipação de receita e economia no processo.
  • Canais estruturados e capacitados para atendimento a clientes no processo de cobrança, com a definição de uma régua de cobrança otimizada visando redução de perdas financeiras e antecipação e receita.
  • Liderança de projetos de implantação e ERP alinhando e ajustando os processos operacionais às funcionalidades dos sistemas para futuro, visando controlar e gerenciar os gaps operacionais e sistêmicos.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos à gestão financeira, operação financeira e perfil comportamental em finanças.


QAP para COMPRAS, SUPLLY CHAIN, ESTOQUE

Eficiência, transparência e fornecedores homologados e certificados são alguns dos benefícios do nosso trabalho. Resultados com grande impacto na redução de riscos junto à auditorias e marcos legais nacionais e internacionais.

  • Construção de Política de Supply Chain e relacionamento com fornecedores
  • Construção de processos e política de certificação de fornecedores com Matriz de Avaliação da Qualidade dos serviços prestados.
  • Modelagem, otimização e transformação de processos de negócios (AS IS, SHOULD BE, TO BE) para maior fluidez operacional do processo de alinhamento de escopo e fechamento de contrato com fornecedores e clientes internos.
  • Terceirização no processo de análise de requisitos de fornecedores para participação na certificação e homologação.
  • Gap Analysis - processos x funcionalidades sistêmicas.
  • Construção de Painel de Gestão de Indicadores (BSC), Painel de Compliance, Painéis de Controle, KPI’s e relatórios gerenciais (M.I.S.) para avaliação de performance e cumprimento de regras e políticas para uma atuação eficiente e transparente que atenda aos requisitos legais nacionais e internacionais.
  • Definição e liderança na implantação de planos de ação de melhorias.
  • Liderança de projetos para estudos e melhorias na gestão de estoque com implantação de modelo de controle para LEC/IOQ (Lote Econômico de Compra / Economical Order Quantity).
  • Implantação de processo de controle de estoque dentro do menor custo de infraestrutura e compras.
  • Definição de curva ABC de matérias primas, componentes e produtos acabados.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos à gestão da área e equipe de Compras, operação de compras e supply chain e perfil comportamental para compras e supply chain.

área de compras
Área comercial

QAP para COMERCIAL


Papéis e responsabilidades definidos e processos alinhados propiciam 100% da equipe focada em Vendas. Eliminamos os desvios de funções operacionais na estrutura comercial e a migramos para as áreas adequadas.

  • Alinhamento de papéis e responsabilidades.
  • Construção de métodos de trabalho e rotinas operacionais para maior eficácia no processo de captação e geração de leads e prospecção.
  • Desenvolvimento de check-list de atividades de relacionamento com clientes.
  • Construção de painel de controle de performance comercial individual e da equipe para facilitar a gestão comercial.
  • Direcionamento e solução de problemas para áreas responsáveis e de origem.
  • Integração dos processos comerciais e venda de produtos aos processos de formalização de compra pelo cliente, com áreas de compras, estoque e logística para uma melhor jornada e experiência do cliente fortalecendo os acordos fechados.
  • Construção e implantação de modelo de gestão comercial.
  • Adequação e gestão dos SLAs assumidos.
  • Implantação de ferramentas de gestão comercial e prospecção.
  • Aderência entre os processos comerciais e os sistemas de gestão de pipeline e CRM.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos a gestão, operação e perfil comportamental comercial.

QAP para PRODUTOS E MARKETING


Para uma bem-sucedida estratégia de abordagem do mercado é fundamental que você tenha domínio e controle da sua oferta, da sua base de produtos e de seus clientes.
  • Definição e implantação das políticas Institucionais e de negócios para que as regras sejam claras aos clientes e aos colaboradores na relação com clientes internos e externos de forma a manter a empresa dentro das melhores práticas de gestão.
  • Estudos e definição de curva ABC de Clientes e produtos.
  • Alinhamento do seu cardápio de produtos frente as necessidades do mercado e expectativas do cliente qualificando cada item na Matriz BCG.
  • Estudos e definição de métodos de trabalho que facilitem o processo de inovação e implantação de novos produtos.
  • Definição de métodos de avaliação de performance de portifólio.
  • Definição e implantação de métodos e processos para marketing institucional e digital.
  • Preparação de Painel de Controle a partir de informações de CRM e BI.
  • Implantação de planos de ação de melhoria.
  • Facilitação em reuniões de definição de processos e pré-requisitos para implantação de novos produtos na rotina de produção, vendas e suporte ao cliente.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos à gestão da Área e equipe de Produtos e Marketing, operação de Produtos e Marketing e perfil comportamental para as diversas disciplinas do Marketing.
Produtos e Marketing

QAP para ATENDIMENTO a CLIENTES, MELHORIA da EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

Com a reorganização da árvore e dos scripts de atendimento agilizamos o tempo de resposta e a eficiência na URA e no Call Center, buscando a solução do problema junto ao cliente em D-Zero sem esquecer a solução na causa raiz para que seus clientes tenham a melhor experiência na relação com sua empresa.

  • Definição e construção da árvore e scripts de atendimento.
  • Alinhamos os canais de atendimento com os processos internos de solução.
  • Redução do TMA e os índices de reclamação de clientes.
  • Melhora dos processos internos para agilizar a resposta da solução ao cliente.
  • Alinhamos as dificuldades e gaps no atendimento com os clientes contratantes do serviço e suas respectivas áreas de produtos.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos à gestão e operação de atendimento ao cliente e seus processos associados.

QAP para OUTSOURCING E TERCEIRIZAÇÃO

Estratégia válida a partir de estudos que comprovem que funções específicas são melhor executadas e implantadas com melhores resultados quando há empresas especialistas no mercado que podem fazer melhor e a um custo menor.  Estudar, priorizar e analisar processos de negócio e métodos de gestão e sistemas de trabalho é o nosso foco.

  • Alocação de consultores seniores especialistas em modelos de gestão, gestão de projetos e gestão de processo com competências escolhidas a dedo para atender a necessidade da área foco onde irão atuar.
  • Alocação de Gerentes de Projetos e Analistas de Negócio para atuarem no planejamento e controle de projetos estratégicos, de inovação e de melhorias pontuais para sua empresa.
  • Terceirização da gestão de projetos e processos, deixando a Empresa preparada para auditorias e controle da árvore de processos e de indicadores de gestão da qualidade deixando os processos e controles atualizados, trazendo transparência e domínio na gestão operacional.
  • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos aos métodos de trabalho da QAP CONSULTORIA, controles e painéis de monitoração.
  • QAP para WORKSHOP, TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS, TÉCNICOS e OPERACIONAIS IN COMPANY e EM COLABORAÇÃO

    Em nossa experiência como “psicólogos corporativos” atuando em diagnósticos e como cliente oculto em muitos eventos sempre ouvindo pessoas que falam sobre os seus problemas diários na execução de suas atividades funcionais ou no relacionamento com empresas parceiras, nos permite uma gama de oportunidades de construção de treinamento in company. Desta forma, a partir de um briefing do objetivo que quer alcançar que desenhamos para você um treinamento que com certeza vai fazer total diferença na mudança de cultura da sua empresa.  Alinhamos conceitos, reforçamos atitudes e mudamos as práticas para que as pessoas saiam da zona de conforto e se adequem ao novo caminho desenhado pela empresa e suas diretrizes estratégicas.  Todos construídos de forma personalizada e exclusiva para sua necessidade.


    • Treinamentos comportamentais e atitudinais que fazem do gestor e colaborar o protagonista da inovação e crescimento do negócio.
    • Treinamento Técnicos de ferramentas para busca de melhores resultados e performance.
    • Treinamentos e Capacitação em funções e matérias especialistas como Gestão de Projetos e Gestão de Processos.
    • Treinamento para obtenção de uma Painel de Controle, M.I.S e criação de relatórios mais efetivos e que agregam valor para o negócio.
    • Treinamento Operacional – Nova rotina para participação e atuação no Processo de Captação e participação em Licitações.
    • Treinamentos técnicos e operacionais relativos aos métodos de trabalho da QAP CONSULTORIA e todas as ferramentas ágeis de gestão como 5W2H, KANBAN, SCRUM, DESIGN THINKING e outros.
    • Em todos os treinamentos, ferramentas e dinâmicas para envolvimento da equipe são utilizados para que sintam na pele a importância e os benefícios da mudança.
    • Alguns temas como exemplo dos muitos treinamentos já realizados: 
    • Treinamento Gestão – Oba, saiu a nova política de Bonificação e PLR, onde e como isto afeta a organização.
    • Treinamento Atitudinal e de mudança cultural – A atitude individual no resultado corporativo.
    • Treinamento Comportamental – Você vendedor faz toda a diferença no processo de Geração de Leads, Prospecção e Venda.
    • Treinamento Técnico – Comunicação o maior vilão da Gestão de Negócios, Projetos e Processos em uma empresa

    QAP para ACELERADORA DE NEGÓCIOS PARA START-UP E PEQUENAS EMPRESAS



    Você está estruturando sua empresa, conhece os produtos que quer vender e está estudando o mercado e formas de precificação, buscando parceiros estratégicos e muito mais. Neste momento nosso papel é ser uma aceleradora de negócios, contando com nossa experiência e por meio de mentorias, podemos dar o suporte necessário a você para ajudá-lo na construção dos modelos de negócio, modelos de gestão, projetos para acelerar processos de venda, identificação e implantação de requisitos e áreas funcionais e necessárias para suportar o lançamento do seu produto e tudo isto, cuidando para que os custos ocorram no momento certo. Para começar não precisamos de uma Ferrari, as vezes um fusquinha nos traz mais benefícios mais que suficientes por isso te ajudamos também na definição da estratégia de crescimento a curto, médio e longo prazo.

    • Mentoria na definição de um Plano Estratégico do negócio através da ferramenta CANVAS
    • Análise da situação atual do negócio, com uso de SWOT
    • Definição de Plano de Projeto de Implantação definindo requisitos, cronograma, áreas e pessoas envolvidas e prazos de entrega frente a estratégia.
    • Aplicação de ferramentas ágeis de gestão como SCRUM, KANBAM, 5W2H dentre outras.
    • Implantação de painéis de controle e de compliance que possam facilitar a gestão corporativa e de resultados para busca de investimentos externos nacionais e internacionais.
    • Treinamento para inovação e pensamentos fora da caixa, com aplicação de Design Thinking na construção de soluções disruptivas.
    • Treinamentos comportamentais, técnicos e operacionais relativos aos métodos de trabalho da QAP CONSULTORIA e todas as ferramentas ágeis de gestão como 5W2H, KANBAN, SCRUM, DESIGN THINKING.

    Startup