Blog

27 de Fevereiro de 2018

Mindset: como ele influencia em sua empresa

Mindset significa “mentalidade”, é a junção de nossas crenças com nossos pensamentos, o que define como nos comportamos e nos sentimos. Também pode ser definida como a mentalidade que cada um tem em relação a vida.

Esse conjunto de atitudes mentais influenciam nos pensamentos e comportamentos de cada pessoa, além de estar ligado ao sucesso.

“O que acreditamos gera nossos pensamentos. Os pensamentos geram sentimentos. Os sentimentos geram ações. E as ações geram resultados!”

Uma forma de entender melhor sobre mindset foi descrita por Carol Dwerk, escritora do livro “Mindset, a nova psicologia do sucesso”. Em seu livro, ela diz que existem dois tipos de mindset, o fixo e o progressivo.

Mindset

Fixo e Progressivo

mindset

 

As pessoas que tem o mindset fixo formam crenças limitantes, pois acreditam que suas qualidades são imutáveis. Entendem que nascem com habilidades, mas não podem desenvolvê-las no decorrer da vida.

Geralmente, pessoas com essa mentalidade tendem a ter mais pensamentos negativos e ficarem desmotivadas com mais facilidade, pois não acreditam em si mesmas e consequentemente evitam os desafios e a se aventurar em novas experiências.

Já o mindset progressivo (ou de crescimento) se caracteriza por pessoas que tem o pensamento positivo e que procuram melhorar a cada desafio. Acreditam que você é capaz de aprimorar suas habilidades com esforço e dedicação. Isso não as faz mais inteligentes ou capazes, mas o pensamento as faz acreditar que tudo é possível e se dedicam intensamente.

No progressivo não existem fracassos, pois o pensamento é que todos os problemas são capazes de serem resolvidos e desses problemas são extraídos ensinamentos para a vida.

De que forma o Mindset Progressivo influência em seus resultados

mindset

Para conseguir alcançar seus objetivos é preciso ter pensamentos positivos e aprender com os erros cometidos. Todas as pessoas são capazes de mudar e melhorar. Basta ter confiança e acreditar em si mesmo!

Acredite no seu potencial e no que ainda é capaz de alcançar em sua vida pessoal e profissional.

O mindset e as empresas

mindset

Gestores com mindset fixo buscam funcionários com talentos existentes, e julgam a competência do funcionário desde o início. Não acreditam na evolução do funcionário, e mesmo que ele evolua, continuam com a mesma impressão inicial. Além disso, não buscam por feedbacks dos seus colaboradores e fazem menos treinamentos da equipe.

Gestores com mindset progressivo também buscam funcionários com talento natural, mas acreditam que essa pessoa pode crescer e evoluir ainda mais! Por isso, dão treinamentos, ficam atentos as melhoras e no desempenho de seus colaboradores, fazem de tudo para a evolução da equipe.

Você sabia que o mindset de crescimento pode ser ensinado aos gestores? 

Há um workshop criado por Peter Heslin, Don ZandeWalle e Gary Latham, onde eles defendem que é possível mudar ao longo da vida e com treinamento as pessoas podem desenvolver suas capacidades.

Por mais que os gestores continuem buscando por pessoas com talento natural, com o treinamento adequado, muitas vezes a pessoa pode desenvolver qualidades e conseguir alcançar um bom desempenho.

 

Mindsets Organizacionais

mindset

Uma empresa pode apoiar o mindset fixo onde acreditam que o funcionário e bom para o cargo ou não, ou podem apoiar o de crescimento, onde com esforço é possível alcançar os resultadores desejados, isso é chamado de: “cultura de desenvolvimento”.

Estudos apontam que pessoas que trabalham em empresas com que acreditam no mindset de crescimento têm mais confiança, são mais comprometidos com o trabalho, inovam, são colaborativos, tem o potencial de gestão maior e estão dispostos a se esforçar cada vez em nome da empresa.

Enquanto pessoas que trabalham em empresas com mindset fixo mostram mais desânimo, não inovam e item mais interesse em mudar de trabalho.

Mediante aos resultados, quais empresas você acredita que têm mais possibilidades de crescer no mundo atual, com mindset fixo ou de crescimento?

 

Desenvolva seu mindset

mindset

Alguns questionamentos ajudam a identificar o seu mindset, são eles:

  • Identifique se o lugar que você trabalha é de mindset fixo ou de crescimento.
  • Se você é um chefe de mindset fixo, como você age em relação a outras pessoas? É possível melhorar seu comportamento para motivar seus funcionários?
  • Liste estratégias e experimente-as.
  • O seu local de trabalho promove o pensamento em grupo? Se sim, isso pode ser um problema. O trabalho em grupo é importante, mas pensar de maneira individual é essencial. As vezes debater pontos diferentes é melhor e mais enriquecedor do todos pensando da mesma forma.

Pensar nas suas experiências passadas e ver o que você pode tirar de aprendizado é uma boa atividade para modificar seu mindset. Fazendo essa atividade constantemente, em pouco tempo você irá aderir a mentalidade progressivo para sua vida.

A QAP acredita que por trás de toda empresa existem pessoas e que sem envolvimento não há comprometimento. Então valorize as pessoas e seus colaboradores que eles irão valorizar seu negócio e a relação com seus clientes.

Quer saber mais? Fale com a QAP Consultoria!

Fale Conosco

Sem categoria
Sobre Equipe de Marketing QAP

Deixe uma resposta