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27 de outubro de 2017

Processo de consultoria de serviços: Você já tem um?

Saiba mais sobre o processos de consultoria de serviços!

Se existe uma atividade que precisa utilizar sempre um fluxo de atividades bem definidas, é o processo de consultoria.

Afinal, o trabalho do consultor também deve ser um exemplo para os integrantes da empresa.

Se ele não seguir um fluxo adequado, além de ineficiente, não cumprirá com este papel de balizar comportamentos pela excelência e rigor técnico.

Para ajudar você a implantar um processo de consultoria de serviços testado e aprovado, estamos disponibilizando um diagrama pronto, totalmente editável e já dividido em raias e com todos os tipos de gateways necessários.

Assim, você evita ter que modelar esse processo de negócio, ganhando um tempo precioso, ou ao menos, pode se inspirar nele para adaptar este modelo às especificidades de sua empresa.

Que tal entender em detalhes como ele funciona e cada uma de suas etapas?

 

Diagrama de processo de consultoria de serviços em detalhes

Este modelo de processo contém atividades mais comuns para serviços de consultoria, tais como:

  • Pedido;
  • Elaboração de um plano de trabalho;
  • Execução do serviço;
  • Contrato de controle;
  • Faturamento.

Processo de consultoria de serviços: Você já tem um?

Vamos detalhar, a seguir, diversas dessas etapas e procedimentos deste processo de consultoria, como a análise dos pedidos, a atuação do consultor, o envio do escopo da consultoria ao cliente, a entrega do serviço e o faturamento.

 

Início do processo de consultoria de serviços

O evento inicial do processo de consultoria leva ao registro da demanda pelo solicitante e, concomitantemente, à análise da demanda pelo gestor de contratos.

Este deve verificar se a demanda solicitada necessita de aprovação de escopo e de orçamento. Ele determina também se o escopo da consultoria será fechado ou não.

Em caso positivo, isto é, se o escopo for fechado, o consultor deve ser avisado.

 

Aprovação de escopo e orçamento

Na sequência deste processo de consultoria, o Gestor de Contratos analisa o orçamento fornecido pelo Consultor. Caso identifique falhas no escopo ou dimensionamento inadequado, ele remete de volta ao Consultor para que este analise melhor.

Mas, no caso de estar de acordo, deve encaminhar para o Solicitante, com as informações necessárias para que este aprove o orçamento e o escopo da proposta de consultoria.

 

Validação e análise da consultoria

Nesta etapa do processo de consultoria, depois que a atividade de consultoria em si é realizada, o solicitante deve validar o serviço prestado.

Caso existam pendências, é devolvida ao Consultor para resolver o que ficou pendente. Caso esteja tudo certo, o serviço é dado como entregue.

Além disso, o Gestor de Contratos analisa a consultoria para fazer um relatório de horas empregadas.

 

Finalização do processo de consultoria de serviços

Deste ponto em diante, é preciso que o Gestor de Contratos defina a forma de pagamento, envie a devida fatura e faça o relacionamento de horas demandadas com o banco de horas, finalizando-se, assim, este processo de consultoria.

Como você pôde notar, a adequada gestão de serviços de consultoria demanda uma série de providências e documentações que tornarão este processo muito eficiente, transparente e rastreável.

Daí a importância de ter este processo muito bem modelado e com definições claras das responsabilidades de cada agente envolvido.

 

Se você precisa criar este processo dentro de seu negócio, conte com a QAP Consultoria para te ajudar!

Estamos dispostos a transformar e otimizar os resultados de sua empresa.

 

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