A importância de uma startup ter o suporte e a orientação de uma consultoria
O nicho das startups vem crescendo no Brasil. Já sendo uma realidade no mundo do empreendedorismo, este novo modelo de fazer negócio pode ser a chave para o sucesso.
Somado a isto, um eficiente plano de comunicação em uma agência especializada, como uma assessoria de imprensa, faz a diferença na hora de colocar uma startup no topo.
O que significa ser uma startup?
Ser uma startup significa ter em seu DNA a possibilidade de oferecer um produto ou serviço inovador com uma visão e atuação disruptiva, envolvendo tecnologia e um modelo de negócio que possa atingir um grande número de pessoas em pouco tempo, tudo isso gerando custos mais baixos à empresa.
Com um mundo mais dinâmico, em que há muitas informações sendo disparadas em um curto espaço de tempo, é preciso buscar sempre o novo. São necessários bons assuntos para transformá-los em pautas para a imprensa e garantir a consolidação da imagem e, consequentemente, que o interesse no negócio não seja passageiro.
E qual a importância de uma assessoria?
Uma assessoria de imprensa especializada em startup é capaz de encontrar os melhores pontos a serem explorados com a mídia, focando no diferencial da empresa e em como se destacar em meio aos seus concorrentes – tudo isso a partir de estudos detalhados sobre mercado, segmento, público-alvo, concorrência, estratégias, veículos de interesse e ações que possam alavancar a empresa.
Isso ajuda não somente a alcançar o público final, que irá consumir seu produto ou serviço, mas também a se posicionar na imprensa como uma startup e empresa inovadora, podendo até mesmo ser encontrado por possíveis investidores e parceiros.
Além disso, um plano de comunicação eficiente é capaz de evitar o fracasso. Isso porque, por estar em crescimento, muitos empreendedores apostam nesse modelo de empresa, mas, algumas estatísticas mostram que as coisas podem sair fora do planejado.
Cuidado com o fracasso das startups
Uma pesquisa identificou os cinco principais motivos responsáveis pelo fracasso de uma startup:
- Idea: solução idealizada (mas que na verdade não resolve um problema ou corresponde a uma demanda significativa)
2. Time: Sócios (escolha equivocada dos sócios ou falta de conhecimento em gestão)
3. Modelo de Negócio (não ter (ou não seguir) um plano de negócio)
4. Capital/ Investimento (falta de capital ou dificuldade na gestão do dinheiro)
5. Time: Lançamento muito cedo ou muito tarde
Existem diversos projetos que podem ser realizados dentro de uma startup, tanto para a melhoria do negócio da empresa quanto do ambiente. Muitas vezes, os gestores conseguem identificar alguma oportunidade de negócio com um produto secundário e colocam seus colaboradores para dar andamento a essa demanda. Daí surgem as chamadas spin-offs, que são variações da “empresa mãe”, cujo foco é voltado exclusivamente para um produto que não era o principal da empresa.
Para sobreviver em um mercado tão competitivo como o ecossistema de startups, o incentivo a iniciativas empreendedoras surge como alternativa para garantir que a empresa evolua continuamente.
Importantíssimo que uma consultoria esteja te suportando nesta caminhada, afinal quais os processos que você terá que implantar para suportar sua operação? Qual a estrutura organizacional primária para iniciar atividades? Que tipo de suporte a clientes você tem que implementar? Conte conosco para te ajudar na estruturação das respostas e de um negócio de sucesso.