A importância de uma startup ter o suporte e a orientação de uma consultoria3 min read

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
Our Score

A importância de uma startup ter o suporte e a orientação de uma consultoria

 

O nicho das startups vem crescendo no Brasil. Já sendo uma realidade no mundo do empreendedorismo, este novo modelo de fazer negócio pode ser a chave para o sucesso.

 

Somado a isto, um eficiente plano de comunicação em uma agência especializada, como uma assessoria de imprensa, faz a diferença na hora de colocar uma startup no topo.

 

O que significa ser uma startup?

 

Ser uma startup significa ter em seu DNA a possibilidade de oferecer um produto ou serviço inovador com uma visão e atuação disruptiva, envolvendo tecnologia e um modelo de negócio que possa atingir um grande número de pessoas em pouco tempo, tudo isso gerando custos mais baixos à empresa.

 

Com um mundo mais dinâmico, em que há muitas informações sendo disparadas em um curto espaço de tempo, é preciso buscar sempre o novo. São necessários bons assuntos para transformá-los em pautas para a imprensa e garantir a consolidação da imagem e, consequentemente, que o interesse no negócio não seja passageiro.

 

E qual a importância de uma assessoria?

 

Uma assessoria de imprensa especializada em startup é capaz de encontrar os melhores pontos a serem explorados com a mídia, focando no diferencial da empresa e em como se destacar em meio aos seus concorrentes – tudo isso a partir de estudos detalhados sobre mercado, segmento, público-alvo, concorrência, estratégias, veículos de interesse e ações que possam alavancar a empresa.

 

Isso ajuda não somente a alcançar o público final, que irá consumir seu produto ou serviço, mas também a se posicionar na imprensa como uma startup e empresa inovadora, podendo até mesmo ser encontrado por possíveis investidores e parceiros.

Além disso, um plano de comunicação eficiente é capaz de evitar o fracasso. Isso porque, por estar em crescimento, muitos empreendedores apostam nesse modelo de empresa, mas, algumas estatísticas mostram que as coisas podem sair fora do planejado.

 

Cuidado com o fracasso das startups

 

Uma pesquisa identificou os cinco principais motivos responsáveis pelo fracasso de uma startup: 

  1. Idea: solução idealizada (mas que na verdade não resolve um problema ou corresponde a uma demanda significativa)
    2. Time: Sócios (escolha equivocada dos sócios ou falta de conhecimento em gestão)
    3. Modelo de Negócio (não ter (ou não seguir) um plano de negócio)
    4. Capital/ Investimento (falta de capital ou dificuldade na gestão do dinheiro)
    5. Time: Lançamento muito cedo ou muito tarde

 

Existem diversos projetos que podem ser realizados dentro de uma startup, tanto para a melhoria do negócio da empresa quanto do ambiente. Muitas vezes, os gestores conseguem identificar alguma oportunidade de negócio com um produto secundário e colocam seus colaboradores para dar andamento a essa demanda. Daí surgem as chamadas spin-offs, que são variações da “empresa mãe”, cujo foco é voltado exclusivamente para um produto que não era o principal da empresa.

Para sobreviver em um mercado tão competitivo como o ecossistema de startups, o incentivo a iniciativas empreendedoras surge como alternativa para garantir que a empresa evolua continuamente.

Importantíssimo que uma consultoria esteja te suportando nesta caminhada, afinal quais os processos que você terá que implantar para suportar sua operação? Qual a estrutura organizacional primária para iniciar atividades? Que tipo de suporte a clientes você tem que implementar? Conte conosco para te ajudar na estruturação das respostas e de um negócio de sucesso.

 

 

 

 

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.