Você já está preparado para ficar em conformidade com a Lei 3709?
Vamos primeiro entender o que são dados e onde eles se encontram?
Dados [1] são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações com o objetivo de adquirir benefícios. Existem dois tipos de dados: estruturados e não estruturados. Os dados estruturados, que são dados formatados, organizados em tabelas – linhas e colunas – e são facilmente processados, geralmente é utilizado um sistema gerenciador de banco de dados para armazenar esse tipo de dado, um exemplo são os dados gerados por aplicações empresariais. Os dados não estruturados não possuem uma formatação específica e são mais difíceis de serem processados. Por exemplo, mensagens de email, imagens, documentos de texto, mensagens em redes sociais.
Você empreendedor começou a estruturar o seu negócio ou já é dono de uma empresa, pare para pensar. Uau sou muito bom em fazer algo e em definir um produto ou serviço para venda. Negócio desenhado, empresa instalada, investimentos feitos e eu pergunto: Quantos dados já circularam na sua mão e nos seus controles até que a empresa fosse aberta e instalada?Próxima etapa: Existe empresa sem clientes? Não, não é mesmo?
É aqui que começamos a falar de dados e dados empresariais. Desde que iniciamos esta saga de empreendedor temos que nos preocupar com “Dados” quais iremos tratar, onde serão armazenados, como serão estruturados e gerenciados e estamos falando de dados da empresa, dados de produtos, dados financeiros e outro milhares de dados e é aqui que começamos a nos aproximar um pouco mais do ponto em questão.
Conquista de Clientes, como conhecemos nossos clientes, como mantemos nossos clientes e tudo começa pela coleta de Dados cadastrais, mas isto não é suficiente, preciso conhecer seu comportamento de compras, as regiões que frequenta os tipos de produtos e serviços que consome e então começamos a complementar esta base com dados sensíveis de clientes, dados financeiros, dados de geolocalização, dados de consumo e outros.
Agora sim. Até que ponto sua empresa trata de forma adequada estes dados e informações que estão em sua base? Tenho controle sobre eles? Qual o grau de exposição e vulnerabilidade posso gerar para o meu cliente, para meus colaboradores? Vamos bater um papo sobre isto?
Conquista de Clientes, como conhecemos nossos clientes, como mantemos nossos clientes e tudo começa pela coleta de dados cadastrais, mas isto não é suficiente, preciso conhecer seu comportamento de compras, as regiões que frequenta os tipos de produtos e serviços que consome e então começamos a complementar esta base com dados sensíveis de clientes, dados financeiros, dados de geolocalização, dados de consumo e outros.
Agora sim. Ate que ponto seu negocio trata de forma adequada estes dados e informações que estão em sua base? Tenho controle sobre eles? Qual o grau de exposição e vulnerabilidade posso gerar para o meu cliente, para meus colaboradores? Vamos bater um papo sobre isto?
A imensidão deste assunto e nosso foco
Quando falamos de “dados” percebemos que ele está em tudo desde a mais simples conta de somar as mais complexas equações de inteligência artificial, estudos científicos, saúde. Isto é nascemos e somos batizados. Surge aqui o primeiro dado cadastral “seu nome”.
Então para que este papo não entre numa linha filosófica e generalista, vamos combinar falar deste assunto em temas específicos?
Então para começar, quero te lembrar que em 20/08/2020 (daqui exatamente 13 meses, entra em vigor a LEI DE PROTEÇÃO DE DADOS DA PESSOA (LGPDP – NRO.3709).
Você já leu à respeito e já adequou sua empresa para ficar em conformidade às exigências nela contida?
Caso queira informações de algum assunto especifico de gestão para sua empresa, entre em contato ou envie um WhatsApp 11982849993
Aguarde a continuação deste tema, a parte 2 chegará em breve.
[1] Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dados