Blog

26 de Abril de 2018

Certificado ISO 9001:2015

Veja neste artigo os benefícios do certificado ISO 9001: 2015 para a sua empresa!

As grandes empresas contratam fornecedores certificados porque é impossível testar todos os produtos e serviços em momento de contratação, então a certificação ISO 9001 serve como garantia de que aqueles produtos e serviços são de qualidade.

A versão mais atual da certificação ISO é a 2015, que apresenta algumas melhorias em relação a versão mais antiga, que é a ISO 9001 de 2008.

A nova versão 2015 visa aumentar a capacidade da organização em atender seus clientes e em aumentar a confiança destes no SGQ, baseado na ISO 9001.

A dúvida é sempre o quanto é benéfico para uma empresa possuir a Certificação ISO 9001:2015. O que a empresa ganha com isto?

Então vamos lá!

Podemos enumerar vários benefícios, abaixo 4 deles:

  1. Uma empresa certificada possui preferência no mercado para fechamento de negócio junto a empresas grandes e internacionais, já que a ABNT, que regulamenta e define as regras para certificação, tem atuação mundial na padronização de critérios de qualidade.
  2. Os pontos fundamentais de mudança da versão 2008 para a 2015 é que eles fortalecem a visão de risco, a qualidade do produto e a satisfação do cliente em relação à prestação de serviços mediante o que foi solicitado, visando assim garantir a qualidade da entrega e a redução de riscos.
  3. O Auditor para certificar a ISO 9001:2015 não validará a qualidade de todos os produtos, mas tem como meta principal validar se os processos e controles estão documentados de forma clara e qual a efetividade deles no resultado da qualidade, o que dá maior garantia ao contratante dos padrões mundiais adotados.
  4. Quem ganha é a própria empresa, que ao se preparar para a Certificação ISO, prepara e organiza sua cultura para processos documentados, estruturados, mais ágeis e com controles mais eficazes e eficientes.

Vale ressaltar que atualmente cerca de 170 países ao redor do mundo utilizam este tipo de certificação, e mais de 1 milhão de empresas possuem esta certificação.

Veja as mudanças mais significativas na Normativa ABNT ISO 9001:2015

certificado iso

1. Mudança na terminologia, na estrutura e no papel da alta direção

A estrutura relacionada às seções acabou sendo modificada, para que desta forma, pudesse se adequar às demais normas de gestão, deixando o texto do certificado ISO mais fácil de ser entendido e de se encontrar os itens. Além de estarem melhor alinhadas ao texto.

Essa é uma tentativa de padronização da ISO 9001:2015, já que até então não havia uma padronização destas certificações, o que acabava trazendo complicações caso uma empresa decidisse usar duas certificações distintas.

A nova estrutura apresentada no certificado ISO 9001:2015 é a seguinte:

  • Introdução;
  • Escopo;
  • Referência Normativa;
  • Termos e Definições;
  • Contexto da Organização;
  • Liderança;
  • Planejamento;
  • Apoio;
  • Operação;
  • Avaliação de Desempenho.

Excluído o papel do Representante da Direção (RD) – Como a proposta da nova norma consiste em dar mais poder de decisão e reporte às lideranças, a atividade que o RD realizava continuará mas de um modo mais descentralizado, com mais responsabilidade dos gestores de áreas. Desta forma, na nova ISO 9001:2015, a figura obrigatória do RD desaparecerá.

Novo posicionamento da liderança – Será exigida uma participação mais atuante por parte das lideranças.

 

2. Implementação da ideia de produto e serviço

Outro fator que se tornou bem mais claro com a nova versão do certificado ISO 9001:2015, é que agora o foco não será apenas produto e sim “bens e serviços”.

Portanto, a partir desta nova versão, quaisquer empresas, sejam fornecedoras de algum produto ou de algum serviço, agora tem certeza de que podem se certificar, inclusive fornecedores de softwares.

 

3. Olhar mais apurado para risco

Inclusão dos Conceitos de Gestão de Riscos – Planejamentos estratégicos devem ter o acréscimo da Gestão de Riscos. Os conceitos básicos de Gerenciamento de Riscos deverão ser incluídos na cultura da organização.

Exclusão da “Ação Preventiva – Na nova ISO 9001:2015 a ação preventiva será excluída (não somente o termo, mas tudo), e o que outrora era preventiva se tornará melhoria.

 

O que fazer para conseguir o certificado ISO 9001?

A conquista do certificado ISO 9001 é muito importante para toda e qualquer empresa e para conseguir é necessário que a empresa cumpra com alguns requisitos importantes.

Confira os itens que são importantes para conseguir a certificação:

• Ser uma empresa, ou seja, ter um CNPJ;
• Seguir toda a legislação para o seu tipo de empresa;
• Realizar sempre que possível auditorias internas;
• Contratar uma empresa de certificação;
• Seguir outros requisitos como: definir a liderança, ter um sistema de qualidade, definir ações de correção, entre outros itens.

 

E se a auditoria não for satisfatória?

Você já se perguntou o que fazer se a auditoria realizada não for satisfatória e a sua empresa não conseguir adquirir o certificado ISO 9001? Bem, nem todas as empresas pensam nesta possibilidade, mas ter o certificado negado pode acontecer e sim acontece. Então como prosseguir? Uma segunda auditoria chamada de “follow-up” pode ser agendada, e ela deve acontecer em até 3 meses, somente então um veredito será dado.

Aqui é que entra a QAP CONSULTORIA!

Não espere dar errado, faça com antecedência a preparação e ajustes de todos os seus processos de negócio e controles, desta forma os riscos disto acontecer reduzem muito e você possui mais tempo para se preparar para a Certificação.

Caso contrário conte conosco também, pois com um método de trabalho ágil e focado nas inconsistências apontadas conseguiremos ajustar os desvios e atender os requisitos para a próxima visita do auditor, garantindo assim a certificação da sua empresa.

 

Auditoria de manutenção

Tem como intuito verificar como anda a implantação do seu sistema de qualidade na empresa. Isso serve para garantir que mesmo após conquistar o certificado, a sua empresa continue mantendo os padrões estabelecidos.

Por isso, a auditoria de manutenção acaba acontecendo pelo menos uma vez ao ano.

Com Auditores capacitados e formados em Auditoria ISO 9001:2015 a QAP CONSULTORIA pode avaliar com um olhar de “Quality Assurance” seus processos mantendo a aderência deles no decorrer do tempo dentro de um alto grau de qualidade em relação aos requisitos da ISO 9001:2015.

 

Quem pode adquirir o certificado?

Hoje em dia, qualquer empresa tem a possibilidade de adquirir a certificação ISO 9001, incluindo pequenas e microempresas. A única diferença é que o suporte de um consultor é fundamental para entender melhor os desvios frente a normativa, o que auxilia o processo de melhoria continua sobre a própria empresa, facilitando o processo junto ao órgão de certificação homologado.

Precisa de um consultor para fazer um GAP ANALYSIS, otimizar seus processos e garantir a implementação de planos de ação que irão torna-lo aderente e pronto para a certificação ISO 9001:2015? Conte com a QAP Consultoria! Estamos prontos para atendê-lo!

 

Fale Conosco

 

Certificados, Otimização de Processos
Sobre Equipe de Marketing QAP

Deixe uma resposta